Imagem capa - PRIMEIROS PASSOS DE COMO ORGANIZAR UM CASAMENTO por CH Fotografia
Casamento

PRIMEIROS PASSOS DE COMO ORGANIZAR UM CASAMENTO



É importante saber por onde começar a preparar um casamento.

- 25 minutos de leitura que vai te ajudar e muito nesta pequena jornada


Logo após o pedido de casamento, a namorada muda uma chavinha para o modo noiva, aí as coisas começam a ficar diferentes para elas, o tempo começa a passar mais rápido, as cores ficam mais vivas, as alianças nas mãos das outras pessoas fazem mais sentido.

Tudo se inicia com o noivado, na maioria das vezes de 1 a 3 anos antes do casamento.

Esse tempo é importante pro casal se preparar emocionalmente e financeiramente para as grandes mudanças que irão ocorrer.

Preparamos um  planilha no excel totalmente editável para você planejar tudo nos mínimos detalhes, basta clicar aqui e baixar em seu computador.

Você pode organizar um jantar de noivado e convidar os pais para participar do processo, pois com toda família unida fica bem fácil organizar um casamento.

Uma vez que decidiram casar com festa e tudo que tem direito, devem começar a planejar, para que tudo saia dentro dos conformes.

Com um casamento bem planejado você irá economizar mais, e ter os melhores fornecedores de casamento.

Como planejar e organizar? Vamos nessa!



 

ORGANIZAR POR CONTA PRÓPRIA OU COM AJUDA DE UMA CERIMONIALISTA?


É super possível organizar um casamento sozinha, entretanto é bem mais difícil para você que possivelmente nunca casou ou organizou festas anteriormente. Caso queira fazer sem uma cerimonialista, vou disponibilizar um checklist de casamento para te auxiliar neste processo, Basta clicar aqui e baixe o seu

A cerimonialista irá te indicar os melhores fornecedores dentro do orçamento que você apresentar, irá dizer quais fornecedores já tiveram a imagem manchada por serviços mal prestados, etc.



 

A IMPORTÂNCIA DE UM ORÇAMENTO

 

Um dos principais fatores de separação de casais são as dívidas. O casamento que se inicia com contas elevadas e fora de controle dificilmente irá durar. Baixe nossa planilha de gastos para o casamento, basta clicar aqui e baixar em seu computador.

Diante disso, aconselho rigorosamente que vocês conversem com a família para ver o que os pais podem ajudar e, principalmente, entre si para estipular um orçamento máximo e dentro das possibilidades de vocês. 

Você pode sonhar com um casamento para 500 convidados com os fornecedores mais badalados, um vestido assinado pelo melhor atelier, etc, mas se você não puder pagar com tranquilidade é melhor se acalmar e baixar a bola.

Com bom gosto, pesquisa, negociação e calma você poderá organizar um casamento lindo e que seja único

 

LISTA PRÉVIA DE CONVIDADOS





A quantidade de convidados precisa ser previamente definida, pois irá influenciar em praticamente todos os contratos que você irá fechar daqui pra frente.

Faça uma lista prévia com os primeiros nomes que lhe vem à cabeça para depois junto com seu noivo(a) iniciar os cortes.

A lista é importante, pois o número de convidados pode limitar os locais que você pode fechar, aumentar consideravelmente seus custos com alimentação, bebidas, doces, lembranças, etc.

Eu sou fotógrafo de casamento, e se você me permite dar uma outra dica, convide apenas quem você realmente gosta. Vai por mim, mesmo que gaste milhões, vai ter um ou outro que irá falar mal, isso é triste, porém é verdade! 

Se fosse eu, convidaria somente quem foi à minha casa nos últimos dois anos. Alguém que nem sequer me visita não deve ser tão meu amigo assim. Claro, resguarde as devidas exceções.


OS PRIMEIROS CONTRATOS DO CASAMENTO


Em um casamento você irá assinar muitos contratos. São muitos fornecedores dos mais diversos produtos e serviços.

Mas há uma fila de prioridades nas contratações que pode ser diferente pra você mas que tem um senso comum no mercado de casamentos.

Entretanto, antes de fechar os contratos você precisa definir um estilo de casamento.

Vai ser na Igreja e buffet, com estilo mais tradicional? Vai ser um casamento na praia, com um estilo mais descolado? Vai ser um casamento na serra?

Cada tipo de casamento demanda diferentes logísticas de organização e fornecedores com estilos diversos também.

Na Igreja? Então encontre uma igreja ideal para você o quanto antes, pois elas geralmente ficam sem datas disponíveis com até 2 anos de antecedência.

Vai casar na praia? Pois corre e encontra logo um local para casar na praia e feche o quanto antes.

Com o local, data e número de convidados claramente definidos você já pode ir para outros principais fornecedores, que são:


FOTOGRAFIA E FILMAGEM




Fotografia e filmagem de casamento são de extrema importância e prestados por pessoas únicas. Então, se você gosta de um determinado fotógrafo, é melhor se apressar e contratar logo ele.

Diferente de fornecedores como Bolo de Casamento e Decoração, o fotógrafo só pode atender um único evento por vez.


Vou aproveitar pra fazer um jabá pra mim. Haha! Eu sou fotógrafo de casamento com mais de 5 anos no mercado, registrando mais de 200 casamentos, no meu caso, só fotografo um casamento por final de semana, assim tenho mais tempo para o casal e para mim. E após ler esse artigo te convido a explorar mais o meu site e conhecer melhor o meu trabalho, quem sabe você não gosta e me contrata, né? #ficaadica rsrsrs. Se quiser falar comigo, basta me chamar Whatsapp, caso queira  receber uma proposta direto no seu email sem receber muitas perguntas, basta preencher o formulário de contato 


BANDA E/OU DJ?




Você foi no casamento de uma amiga e a banda ou DJ animava muito, tinha um repertório incrível e não deixou ninguém parado?

Trate de contratar logo, pois é mais um fornecedor que não pode fazer eventos simultâneos.

Na minha opinião, a banda, junto com boa comida e bebidas, é o que faz sua festa de casamento ser considerada boa pelos seus convidados

Dj eu recomendo meu amigo DJ Nando Veiga, Veja o trabalho dele no instagram 


O MAQUIADOR E CABELEIREIRO


Outro profissional único e que só pode fazer um evento por vez. Se você é a noiva e preza por uma boa maquiagem e penteado, corre e escolhe logo o melhor antes que ele não tenha mais sua data.


DECORAÇÃO DE CASAMENTO


Decoração é de vital importância para um ambiente aconchegante e bonito para você e seus convidados.

Você precisa visitar os decoradores com uma ideia bacana do que você quer e aqueles que têm estilo parecido com o seu. Assim você ganha tempo e não toma o tempo dele. 

Pesquise no Pinterest por inspirações e paletas de cores que você deseja usar, imprima algumas coisas ou salve prints e leve para mostrar ao possível decorador do seu casamento.

Decida por aquele que te atendeu bem, comprou suas ideias, agregou valor com sua expertise e que tem referência.

Tenha em mente que o tamanho do local que você escolheu irá influir diretamente nos custos de decoração, ok?

Eu indico a Dena Eventos, sempre faço trabalho junto com ela e os noivos super recomenda Veja o trabalho dela no instagram  


ESTRUTURA E ILUMINAÇÃO


São os dois pilares da decoração. De nada adianta contratar o melhor decorador de casamento se você não contratar uma empresa de estrutura decente e uma de iluminação que sabe o que faz.

A estrutura, como o nome já diz, faz a base da decoração, com palco, dança e estrutura em geral. É o alicerce do evento. Então você deve perguntar quais materiais eles usam, medidas de segurança que tomam, etc.

Uma estrutura mal feita pode arruinar seu dia, caso um acidente aconteça. Então não contrate ninguém menos que o melhor para essa função.

Já a iluminação tem o poder de ressaltar a beleza da sua decoração e trazer vida à cenografia da festa.

Entretanto, essa mesma iluminação pode arruinar suas fotos. Luzes pontuais sobre os noivos durante a cerimônia irão fazer com que os convidados fiquem escuros, pois a câmera não consegue ter boa latitude.

Luzes coloridas ao lado do altar ou do pergolado poderão deixar a pele de vocês, do celebrante e dos pais com uma cor feia e impossível de consertar na edição. Dica importantíssima! 


SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS


Para seus convidados saírem falando bem e felizes com sua festa, duas coisas são necessárias: banda boa, comida e bebida de qualidade.

Você pode escolher um buffet ou um chef renomado, isso vai variar do seu gosto e também do bolso.

Mas o importante é escolher o melhor que você puder, mesmo que precise reduzir a opções no cardápio e sem dar opções para convidados vegetarianos e com intolerância à lactose.

Bebidas não alcoólicas geralmente são incluídas no serviço  de um buffet, mas as alcoólicas na maioria das vezes precisam ser compradas pelos noivos.

Uma boa dica é ir comprando aos poucos. Entre em grupos de noivas da sua cidade no Facebook e fique de olho nas ofertas. Eu sempre vejo ex-noivas vendendo as bebidas que sobram de suas festas com preço abaixo do de mercado.

Para coquetéis, você irá precisar contratar uma empresa especializada no assunto. Os preços irão variar de acordo com a qualidade das bebidas oferecidas e também dos serviços extras como tequileiro e quantidade de barmans.


BOLO, CHOCOLATES E BEM-CASADOS


Por incrível que parece, esses 3 produtos são feitos, na maioria das vezes, por 3 empresas distintas.

Muitos serviços de Buffet oferecem chocolates dentro do serviço de alimentação. Mas o bolo de casamento e os bem-casados precisam ser contratados de outras empresas.

Pesquise sobre os diversos estilos de bolos. Bolos simples, rústicos, vintage, românticos, elegantes. Enfim, infinitas opções para os mais variados gostos.


PADRINHO, DAMINHAS, PAJENS E DEMOISELLES


Decida se você terá as figuras dos padrinhos, pajens, damas de honra e demoiselles em seu casamento.

Vai ter? Se sim, é bom você já ir convidando essas pessoas. Faça isso pessoalmente ou pelo menos por telefone, não envie uma mensagem pelo WhatsApp, pelo amor de Deus. Hahaha…Essas pessoas precisam de mais tempo para se programar e merecem uma atenção maior da sua parte.

Explique a todos que eles terão que se doar um pouco mais a vocês. Terão que chegar mais, enfrentar uma pequena fila para tirar foto formal com seu fotógrafo de casamento além de precisarem usar uma roupa um pouco mais especial.

No caso dos pajens e damas, é de muito bom gosto você oferecer a roupa que os mesmos precisarão usar e não repassar esse custo aos pais dos pequenos.


VESTIDO DE NOIVA


O vestido de noiva é uma peça chave no casamento. A mulher sempre sonha com o grande dia ela vai usar um vestido especial feito exclusivamente para ela.

Não deixe pra última hora a escolha do seu vestido. Principalmente se você pretende um modelo exclusivo feito por um designer de vestidos requisitado.

Tenha cuidado se você pretende perder muito peso até o dia do casamento, ou você precisará fazer ajustes pesados ou até mesmo trocar de vestido.

É importante também escolher um vestido que combine com o horário e local do casamento. Utilize o Pinterest para buscar inspirações de vestidos de noiva para as diversas ocasiões.

O vestido precisa, também, acentuar suas qualidades físicas e esconder suas possíveis imperfeições. Não tenha preguiça de provar quantos forem necessários antes de bater o martelo.


TRAJE DO NOIVO


O traje do noivo também não pode ser subestimado. Precisa ser bem escolhido, pois fará toda a diferença. 

Tente buscar as novas tendências de roupas masculinas para não pagar mico com aqueles fraques extremamente formais em uma cerimônia mais casual ou algo informal em um casamento tradicional.

E lembre-se que um dos fatores mais importantes para uma roupa cair bem é o seu tamanho. Nada muito grande nem muito apertado! Escolha o modelo perfeito!


CUIDADOS COM A SAÚDE ANTES E DEPOIS DO CASAMENTO


Não só pelo casamento, mas é super importante que você cuide da saúde.

Bebam bastante água, pratiquem alguma atividade física com frequência e façam disso um hábito.

Caso você esteja com algum sobrepeso e queira perder até o casamento, é melhor começar logo com o tratamento, procurando o Nutricionista e um bom Personal Trainer.

Nem é preciso dizer, mas tenha uma boa rotina de sono. 8 horas por dia são suficientes para você não envelhecer mais cedo, não ter olheiras que deem trabalho ao maquiador e se sentir mais motivada.


MIMOS E DIVERSOS

Há algumas coisas que podem ser consideradas supérfluos, mas caso você tenha um orçamento folgado pode considerar contratar:

  • - Amenidades nos Banheiros;
  • - Lembranças para Convidados do Casamento;
  • - Sandálias para convidadas;
  • - Placas divertidas e acessórios relacionados;
  • - Adesivos


GERADOR

Você não quer correr o risco de casar no escuro, né? Então se seu casamento for à noite, considere contratar um gerador, inclusive para a Igreja.

Já houve um apagão  em Fortaleza de uns 30 minutos, ouvi dizer que havia uma noiva entrando no cortejo quando a luz acabou. Chato, né? Não corra esse risco!

Para a festa também pode ser necessário, muitas casas de eventos não possuem gerador e o mesmo é necessário para que a grande quantidade de luzes e sons possa ser utilizada.


VAI CASAR NO CIVIL ANTES?




Caso você queira, pode casar antes no cartório e já adiantar algumas coisas. Tente fazer isso pelo menos uns 3 meses antes da cerimônia religiosa, caso ela aconteça. 

Abaixo a lista de documentos necessários para casamento no civil:

  • - SOLTEIROS

• cédula de identidade de ambos os noivos;

• certidão de nascimento de ambos os noivos;

  • - DIVORCIADOS

• cédula de identidade de ambos os noivos;

• certidão de casamento com averbação de divórcio;

  • - VIÚVOS

• cédula de identidade de ambos os noivos;

• certidão de casamento do primeiro casamento;

• certidão de óbito do cônjuge falecido;


OS CONVITES DO CASAMENTO




Os convites do casamento são super importantes. Eles fazem com que as pessoas se sintam importantes por terem sido convidadas formalmente para tão importante momento na vida de vocês.

Não envie e-mails, mensagens no Facebook ou WhatsApp. Escolha um lindo modelo de convite de casamento que tenha a ver com o estilo do evento e principalmente com o estilo de vocês.

Envie primeiramente para os padrinhos, pois eles estão entre os principais convidados. Depois envie para os outros convidados.

O ideal é que você deixe para imprimir todos os convites 2 meses antes do casamento, quando as chances de algo, como data, horário e local, mudar é bem pequena. 

De preferência, entregue os convites pessoalmente para cada convidado e envie pelo correio os convites de quem mora fora da sua cidade.


DIA DE NOIVA – MAKING OF


É um momento único e que merece um certo planejamento.

Indico sempre escolher um local que tenha a ver com a sua história. Por exemplo, a sua casa!

Sim, o making of em casa é a melhor opção, pois você ficará mais à vontade e ainda tem a grande vantagem do valor sentimental das suas fotos.

Você vai olhar seu álbum de casamento no futuro e sentir toda nostalgia de como era sua casa, ou a casa dos seus pais, na época do seu casamento.

Ainda tem a possibilidade da família estar presente durante a sua preparação para o casamento, o que vai deixar suas fotos com mais valor ainda.


CARRO PARA TRANSPORTE DOS NOIVOS


Não esqueça desse detalhe. Vocês possivelmente precisaram contratar um motorista para levar a noiva para o casamento e depois da cerimônia para o local da recepção.

Esse carro pode ser o de vocês ou um carro antigo legal. Você decide.

Caso seja um destination wedding, talvez tudo aconteça no mesmo local e você não terá esse custo extra.


LISTA DE PRESENTES


Faça uma lista de presentes em algum site ou loja física em sua cidade. Tente concentrar tudo em um único local para facilitar a sua vida e a dos convidados.

Vários sites na internet de lojas famosas têm esse serviço. Você cria o site do seu casamento e ainda pode colocar presentes fictícios com cotas predefinidas de presentes.

Dica de ouro, pesquise no Reclame Aqui antes se não há reclamações sobre a loja que você pondera.


DESPEDIDA DE SOLTEIRO E CHÁ DE PANELA


Despedidas de solteiro e chás de panela são uma excelente forma de unir os melhores amigos e amigas para uma última confraternização à sós.

Brincadeiras, bebidas, diversão, música, etc. Eu acho muito bacana fazer.


PLANEJE A LUA DE MEL


Com tantas coisas para organizar, você pode está esquecendo da lua de mel, mas não faça isso.


Se possível, viaje logo após o casamento e tire uma ou duas semanas de férias com seu amado ou amada em um lugar show.

Agencias de viagem têm o serviço de viagem de lua de mel, contate agência da sua cidade, caso não queira perder tempo procurando hotéis e passagens aéreas.

Eu ainda acho super válido levar o seu fotógrafo para a lua de mel. Obviamente não por todo o período, mas pra uma sessão no destino. 

Já pensou em tirar fotos lindas da sua lua de mel em Paris? E o bom de levar o fotógrafo do casamento é que vocês já estão acostumados com ele é melhor do que contratar um fotógrafo gringo do local.


AGENDE E FAÇA UMA SESSÃO PRÉ-CASAMENTO




A sessão pré-casamento,  ensaio fotográfico antes do casamento, melhor Pre wedding, como quiser chamar,  não é algo que você deve fazer apenas por estar se casando, mas sim porque é realmente importante.

Será um momento em que vocês se olharam mais, irão namorar como nos velhos tempos e ainda sair da rotina de organização do casamento.

Além disso, há uma grande vantagem: irão conhecer melhor o seu fotógrafo de casamento. Assim ficarão mais à vontade com ele no dia do evento.

Recomendo demais fazerem essa sessão 1 ou 2 meses antes do casamento, pois ainda receberão as fotos a tempo de usar na decoração.


CONFIRME OS SERVIÇOS CONTRATADOS


Uma ou duas semanas antes do casamento é bom você pedir pra sua cerimonialista confirmar todos os serviços contratados, se nao tiver uma cerimonialista, faça você mesma


ESCREVA OS VOTOS


Eu sempre recomendo para as noivas que eu fotografo o casamento que façam votos.

É um momento que sempre gera muita emoção entre os presentes, gera risos e muitos sentimentos legais que acabam em fotos lindas e espontâneas no seu casamento.

Você pode fazer um rascunho e passar a limpo para um caderninho estilo Moleskine durante o making of. Fica muito bacana nas fotos.


DETALHES FINAIS


Detalhes finais sempre aparecem, então sempre fique de sobreaviso para qualquer imprevisto que possa acontecer.

Recomendo deixar uma certa quantia em dinheiro no dia do evento com a cerimonialista ou alguém próximo para emergências de última hora que ela pode resolver interromper você durante a festa.

Exemplo, compra de bebidas extras ou pagamento de hora extra para certos fornecedores, caso queira estender a festa. 

Lembrando que não é recomendado, pois os custos podem aumentar muito por decisões de última hora.


CONCLUSÃO


Chegou o dia! Então aproveite! Não se amarre a nada, relaxe e curta seu dia, pois ele é único e deve ser incrível. 

Não faça nada por que “tem”que fazer, faça o que você acha que é bom para vocês!

Divirta-se e curta o seu casamento que você organizou com tanto carinho.

Cheguei ao fim. Foi um longo artigo com mais de 3000 palavras sobre como organizar um casamento passo a passo, mas espero que tenha ajudado você de alguma forma nessa tarefa cheia de detalhes e feita para pessoas que sabem o que querem.

Te convido a assinar nossa newsletter abaixo para receber novidades e dicas por e-mail sempre que eu publicar algo novo.



Compartilhe com suas amigas noivas  esse post  para ajudar elas também e comente abaixo o que você achou sobre o artigo, pode ser dúvida, sugestão ou críticas.

Veja mais  Conheça mais sobre meu trabalho, conheça mais sobre o fotografo Aqui,  Solicite seu orçamento Agora mesmo Online CLIQUE AQUI:

some text